VOLTAR

MPF/MS organiza conferências sobre segurança pública em áreas indígenas

Notícias do Ministério Público Federal - http://noticias.pgr.mpf.gov.br/
08 de Jul de 2009

Reuniões são preparatórias para 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul vai promover três conferências livres sobre segurança pública em aldeias indígenas na região sul do estado. Os dois primeiros eventos serão realizados na escola Tengatu´i Marangatu, na aldeia Jaguapiru, em Dourados, nos dias 9 e 13 de julho. A terceira conferência acontece em Japorã, na Terra Indígena Porto Lindo, no dia 10. Também serão realizadas conferências na região de Ponta Porã, em data a ser confirmada.

Os dois eventos da região de Dourados vão contar com a presença, pelo MPF, do procurador da República Marco Antonio Delfino de Almeida e do antropólogo Marcos Homero Ferreira Lima. Também foram convidados o Ministério Público Estadual (MP/MS) e a Fundação Nacional do Índio (Funai). O objetivo é discutir aspectos relevantes de segurança pública relativos às comunidades indígenas.

As conferências livres, realizadas em âmbito estadual, são preparatórias para 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, que será promovida pelo Ministério da Justiça em Brasília de 27 a 30 de agosto. Cada conferência livre produzirá um relatório final, contendo sete princípios e 21 diretrizes. Para Marcos Homero Ferreira Lima, antropólogo do MPF que participa da organização dos eventos, "as conferências livres são a oportunidade de levar para a Conferência Nacional as especificidades locais, além de serem uma aplicação do conceito de democracia participativa".

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul
3312-7265/ 3312-7283/ 3312-7239
ascom@prms.mpf.gov.br

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.