VOLTAR

MPF/MA garante regularização do fornecimento de merenda escolar em para estudantes indígenas

MPF/MA - http://noticias.pgr.mpf.gov.br/
13 de Set de 2011

Graves falhas na prestação do serviço comprometiam o acesso dos indígenas à merenda escolar de qualidade

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) garantiu, por meio de decisão da Justiça Federal, que fosse efetivada a prestação contínua e adequada da merenda escolar aos estudantes das aldeias indígenas existentes em todo o Estado.

O MPF/MA alega que a distribuição da merenda nas aldeias não está sendo feita regularmente e que o governo do estado não está cumprindo sua obrigação de acompanhar e fiscalizar o fornecimento da merenda que, mesmo quando entregue, não é adequada aos hábitos alimentares dos indígenas.

De acordo com o pedido do MPF/MA, a ausência de fornecimento regular e adequado da merenda escolar prejudica o funcionamento das escolas existentes nas comunidades indígenas, com possibilidade de comprometer o aprendizado e contribuir para a consolidação de uma situação de descaso no que se refere à assistência a esses menores.

Dessa forma, acolhendo o pedido do Ministério Público Federal, a Justiça Federal determinou que o Estado do Maranhão promova o fornecimento adequado e regular de merenda às escolas das comunidades indígenas existentes em seu território, com disponibilidade diária e continuidade por todo o ano letivo, sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil. E, ainda, que seja feita a fiscalização regular do fornecimento e da destinação da merenda escolar.

http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.