VOLTAR

MPF/AP reúne-se com indígenas no Parque Nacional do Tumucumaque

Procuradoria da República no Amapá - http://www.prap.mpf.mp.br
02 de Jul de 2015

O Ministério Público Federal (MPF/AP) participou na última semana de dois eventos de grande importância para indígenas do Parque Nacional do Tumucumaque: a etapa local da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista e a Assembleia de Avaliação dos Povos Indígenas do Tumucumaque das etnias Wayana e Apalai.

A 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista, prevista para ocorrer de 17 a 20 de novembro, em Brasília, terá como tema a relação do Estado Brasileiro com os Povos Indígenas no Brasil sob o paradigma da Constituição de 1988. Ela é precedida de etapas locais e regionais para a escolha dos participantes e discussões sobre o tema central.

"A participação do MPF na etapa local do Tumucumaque teve como objetivo explicar o panorama das políticas indigenistas no momento atual", afirma o procurador da República Thiago Cunha de Almeida. Já a Assembleia de Avaliação dos Povos Indígenas discutiu sobre a prestação de serviços públicos nas aldeias Wayana e Apalai.

Após os dois eventos, o procurador visitou oito aldeias na região para avaliar a prestação de serviços públicos essenciais, como educação e saúde. Durante dois dias, ele documentou as condições das escolas locais e conversou com os indígenas sobre o atendimento de saúde nas aldeias. As informações serão utilizadas para instruir procedimentos já instaurados pela Procuradoria da República no Amapá.

http://www.prap.mpf.mp.br/noticias/noticia.php?cdnoticia=4611

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.