VOLTAR

MPF recomenda paralisação imediata das atividades de mineração na Terra Indígena Nonoai Rio da Várzea

MPF http://www.mpf.mp.br
12 de Fev de 2019

O Ministério Público Federal (MPF) em Passo Fundo (RS) expediu recomendação para o município de Liberato Salzano (RS) para que paralise imediatamente as atividades de mineração na Terra Indígena Nonoai Rio da Várzea e adote as medidas necessárias para a recuperação ambiental da área.

Foi apurado pelo MPF que o município extraía cascalho da área indígena sem licença ambiental e sem autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (sucedido pela Agência Nacional de Mineração - ANM), e que o fato ocorreu a pedido do cacique visando a melhoria das estradas vicinais à terra indígena, diante da necessidade de transporte escolar e de pacientes.

Contudo, os recursos encontrados em terras indígenas não podem ser utilizados, ainda que para melhoramentos em benefício da comunidade envolvida, com exceção das hipóteses de utilização pelos próprios indígenas (para benefício próprio e sem finalidade comercial) ou situações excepcionais de relevante interesse da comunidade, a depender de avaliação da área técnica da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Recomendou-se também aos municípios de Liberato Salzano, Água Santa, Muliterno, Ibiraiaras, Gramado dos Loureiros, Planalto, Rio dos Índios, Nonoai, Constantina, Três Palmeiras, Engenho Velho e Ronda Alta que passem a adotar o entendimento de que a extração de recursos minerais de terras indígenas somente poderá ser autorizada se for realizada pela própria comunidade e para seu próprio benefício. E, ainda, que qualquer forma de exploração ou aproveitamento do recurso por terceiros não pode ser admitida no interior da terra indígena, ainda que o beneficiário final seja a comunidade titular da posse permanente, excetuando-se os casos de calamidades públicas, após prévia análise da Funai.

http://www.mpf.mp.br/rs/sala-de-imprensa/noticias-rs/mpf-recomenda-para…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.