VOLTAR

MP vai a Davinópolis apurar denúncia contra prefeito

imirante.globo.com
30 de Nov de 2007

Uma equipe formada pela promotora Márcia Haydée Porto de Carvalho, da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, estará nesta sexta-feira no município de Davinópolis para apurar denúncia nos autos do inquérito civil no05/07.

O prefeito da cidade, Chico do Rádio (PDT), anda todo enrolado com o Ministério Público Estadual, Polícia Federal (PF) e Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

Uma denúncia foi feita pelo vereador Jolimar Hilarino (PTB). Durante a apuração, a promotora estará acompanhada por engenheiros e pelo denunciante.

Pesquisando nas prestações de contas de Chico do Rádio, o vereador descobriu que ele pagou duas construtoras por obras realizadas por funcionários da prefeitura: a da Unidade Mista de Saúde e das avenidas e praças que levam o nome do falecido deputado Davi Alves Silva.

Há três semanas, policiais federais estiveram na cidade atrás de Chico do Rádio, que deixou o PR e bandeou-se para o PDT do governador Jackson Lago. Não obtiveram êxito. A visita teria a ver com ações da PF na Reserva Biológica do Gurupi onde o prefeito mantém uma fazenda.

Em novembro passado, fiscais da DRT libertaram vinte trabalhadores em situação análoga à escravidão nessa fazenda. Condições de alimentação e moradia precárias foram algumas das irregularidades encontradas no local.

A fazenda está localizada dentro da reserva, área de preservação ambiental reconhecida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O grupo de fiscalização do DRT apreendeu na propriedade dez motosserras e espingardas. Foram encontrados também macacos e tatus mortos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.