VOLTAR

MP garante a presença militar na área de 3,8 milhões de hectares

Diário Catarinense
22 de Ago de 2002

FHC cria maior parque mundial.
O presidente Fernando Henrique Cardoso cria hoje, por decreto, o Parque do Tumucumaque, com 3,8 milhões de hectares, no Amapá. Com tamanho correspondente ao território da Bélgica, será o maior parque de floresta tropical do mundo. Como nas reservas indígenas, militares poderão instalar pelotões dentro do Tumucumaque.

O presidente editará uma medida provisória garantindo aos militares o direito de montar infra-estrutura na área, informou Fabio Feldmann, representante do governo brasileiro na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentado, a Rio+10, que começa dia 26 em Johannesburgo, na África do Sul. O Tumucumaque será um dos trunfos que a comitiva brasileira levará para a reunião. Feldmann adianta que o Brasil pedirá a ajuda de outros países para manter o parque.

O novo parque vai proteger mais de 1% da Floresta Amazônica, quase o tamanho do Estado do Rio de Janeiro. Até agora, o maior parque do Brasil era o do Jaú (AM), com 2,2 milhões de hectares. Com a criação da área de preservação ambiental, o Brasil terá 49 parques nacionais.

A MP garantindo o acesso dos militares é parte das negociações para vencer obstáculos à criação da nova área. "Havia uma resistência ideológica por parte dos militares", revelou Feldmann. O parque está na fronteira com a Guiana e, segundo ele, os militares preferiam a adoção de um plano de colonização na área para garantir a soberania do país em vez de um parque nacional.

Os militares temem que um parque em área de fronteira gere problemas semelhantes ao que enfrentaram com áreas indígenas. Quando tentou construir um pelotão de fronteira em Uiramutã (RR), onde há uma reserva indígena, o Exército teve a obra embargada pelo Ministério Público. Organizações defensoras dos índios também fizeram protestos.
(-Diário Catarinense-Florianópolis-SC-22/08/02)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.