VOLTAR

MP Eleitoral participa de encontro de professores da ação Saberes Indígenas

MPF- http://www.mpf.mp.br
27 de Jul de 2016

O Ministério Público Eleitoral no Rio Grande do Sul participará na próxima quarta-feira (3), às 13h30, do 2o Encontro de Professores, Orientadores, Formadores e Pesquisadores Kaingang dos Saberes Indígenas na Escola, que será realizado em Passo Fundo entre 1o e 4 de agosto. O procurador regional eleitoral no RS, Marcelo Veiga Beckhausen, lidera a comitiva. A palestra Direitos e Justiça Eleitoral será ministrada pelo promotor de Justiça Rodrigo López Zilio, coordenador do gabinete de assessoramento eleitoral do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Financiada pelo Ministério da Educação (MEC), a ação Saberes Indígenas na Escola integra o Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais. Ela funciona em regime de colaboração com estados, Distrito Federal, municípios e instituições de ensino superior, tudo por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, do MEC. No Rio Grande do Sul, a ação é coordenada pela professora Maria Aparecida Bergamaschi, da faculdade de Educação da UFRGS, e também conta com o apoio da Secretaria de Educação do RS.

O objetivo é garantir o protagonismo dos povos indígenas na sua formação escolar, atuando para consolidar processos próprios de aprendizagem dos indígenas e em suas línguas maternas. Atualmente, 238 professores participam da iniciativa, além de dois pesquisadores Kaingang que são lideranças de comunidades.

O Ministério Público Eleitoral solicitou a participação no encontro porque considerou uma excelente oportunidade para comunicar e divulgar conhecimentos afeitos ao Direito Eleitoral aos professores que lecionam junto aos povos da região. "A atividade é pedagógica e preventiva para transmitir aos participantes condutas adequadas e vedadas aos candidatos em época de pleito, bem como compreender, por meio dos professores indígenas, as práticas dessas comunidades durante as campanhas eleitorais", afirmou Beckhausen.

Palestra Direitos e Justiça Eleitoral*

Quando: quarta-feira, 3 de agosto, às 13h30
Onde: Casa de Retiro da Arquidiocese de Passo Fundo. Endereço: Rua Benedito Pinto, 486, Passo Fundo/RS

(*) atividade faz parte da programação do 2o Encontro de Professores, Orientadores, Formadores e Pesquisadores Kaingang dos Saberes Indígenas na Escola

Saiba mais

Saberes Indígenas na Escola - Foi instituída em 30 de outubro de 2013 pela Portaria do MEC no 1.061. Em 6 de dezembro do mesmo ano, a Portaria no 98, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, regulamentou a ação e definiu diretrizes complementares. Em 12 de dezembro de 2013, a Resolução no 54 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estabeleceu orientações e procedimentos para o pagamento das bolsas de estudo e pesquisa.

Saberes Indígenas/UFRGS: https://www.facebook.com/Saberes-Indígenas-na-Escola-UFRGS-101428816859…

http://www.mpf.mp.br/regiao4/sala-de-imprensa/noticias-r4/mp-eleitoral-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.