VOLTAR

MP debate proteção às crianças e adolescentes indígenas

O Presente - http://www.opresente.com.br
18 de Set de 2013

A proteção das crianças e adolescentes indígenas será o tema central de um fórum promovido Ministério Público (MP), por meio da 8ª Promotoria de Justiça e a Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Cascavel. Coordenado pelo promotor Luciano Machado de Souza, o evento será realizado nesta sexta-feira (20) e contará com oficinas de interlocução e mesas redondas com temas como direitos humanos e cultura dos povos tradicionais e dos desafios para proteção as crianças e adolescentes indígenas.

Indigenista há 23 anos, o vereador Paulo Porto (PCdoB) foi convidado a compor a mesa das autoridades e mediará o debate 'Experiências de trabalho com a população indígena - Diferentes perspectivas'. Para Porto, o debate ocorre em um momento oportuno de escalada de ódio e intolerância contra os povos originários na região.

"É oportuno o Ministério Público levantar essa questão, em especial na Câmara de Cascavel, onde os vereadores propõem moções de repúdio contra a FUNAI e combatem a construção da Casa de Passagem, fortalecendo o discurso anti-indígena que vem sendo pautado no Oeste do Paraná", comenta Porto.

Paulo Porto, que atua junto às comunidades Guarani do Oeste e centro-oeste do Paraná, acredita que o seminário será fundamental no sentido de garantir a dignidade dos povos indígenas a partir de alternativas legais e culturais. O Fórum de Proteção a Criança e ao Adolescente Indígena será realizado no plenário da Câmara Municipal, das 8 horas às 17h30.

http://www.opresente.com.br/geral/mp-debate-protecao-as-criancas-e-adol…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.