VOLTAR

Mozarildo quer votar logo lei que regulamenta ONGs

Brasil Norte-Boa Vista-RR
24 de Mar de 2004

O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) fez um apelo para que os integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado apressem a votação dos dois projetos que regulamentam o funcionamento das organizações não-governamentais (ONGs), cujo relator é o parlamentar César Borges (PFL-BA).
Para mostrar a importância dos projetos, um deles de sua autoria (PL 246/02), Mozarildo Cavalcanti leu em plenário matérias publicadas nos jornais Correio Braziliense e A Crítica, de Manaus, na edição de quinta-feira (18), sobre desvio de mais de R$ 2,2 milhões destinados à saúde dos índios.
O caso resultou no afastamento do cacique Almir Suruí, que presidia a Coordenação da União das Nações e Povos Indígenas de Rondônia, Noroeste de Mato Grosso e Sul do Amazonas (Cunpir), além da suspensão do convênio da ONG, que representa 42 grupos indígenas e 10 mil índios, com a Fundação Nacional da Saúde e com o Fundo Mundial para a Natureza.
Mozarildo Cavalcanti lembrou que a CPI das ONGs identificou, em 2002, indícios de irregularidades em dez dessas organizações, uma delas a Cunpir, envolvida em retirada ilegal de madeira em área de reserva indígena e procedimentos irregulares no convênio com a Funasa

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.