VOLTAR

Mozarildo Cavalcanti denuncia integrantes da Funai por arrogância

Boa Vista News-Boa Vista-RR
26 de Out de 2005

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) comunicou ao Plenário ter enviado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, uma denúncia contra funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Roraima, que estariam tratando de maneira desumana e arrogante moradores que estão sendo desalojados da 35ª reserva indígena criada naquele estado.

A reserva, localizada nas fronteiras entre o Brasil, a Venezuela e Guiana, foi recentemente homologada pelo decreto do governo federal, contrariando, segundo frisou o senador, orientação de uma comissão temporária criada pelo Senado, da qual foi presidente.

Na comissão, o senador argumentava que a área útil para exploração econômica em Roraima é pequena em relação à quantidade de reservas florestais e indígenas ali implantadas. Mozarildo ressaltou que esteve recentemente no município de Uiramutã, onde recebeu o título de cidadão honorário e também muitas queixas de moradores de um povoado anexado à reserva, todas relatando o mau tratamento que lhes é dispensado pelos funcionários da Funai.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.