VOLTAR

Movimento indígena bloqueia BR de Curitiba em defesa da saúde

Brasil de fato https://www.brasildefato.com.br/
Autor: Manuel Caleiro
12 de Jul de 2019

Contra o cancelamento de contratos no âmbito da Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai), que inviabiliza o atendimento à saúde indígena, os povos originários bloquearam os dois sentidos da BR-277, na região metropolitana de Curitiba, nesta sexta-feira (12). As lideranças demandam uma reunião com a Secretária dos Povos Indígenas do Governo Bolsonaro, Sílvia Waiãpi, para negociação. A interdição ocorreu às 6h35 e permanece até às 10h com mais quatro pontos de bloqueio no PR, SC e RS.

Reivindicações

Há duas semanas, cerca de 100 indígenas de todo o Paraná ocupam a sede da Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai) em Curitiba, motivados por ameaça do governo federal em não renovar o contrato para veículos e motoristas que atendem urgências médicas. A Sesai, atualmente, terceiriza este tipo de serviço. Além disso, lutam também pela não extinção da SESAI, noticia que chegou a ser anunciada logo no início do novo governo.

https://www.brasildefato.com.br/2019/07/12/movimento-indigena-bloqueia-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.