VOLTAR

Motoristas isolam cidade em reação a bloqueio de via

OESP, Nacional, p. A10
13 de Jun de 2007

Motoristas isolam cidade em reação a bloqueio de via

Suzana Beckman

Em protesto contra a total interdição da BR-226 pelos índios guajajaras da Reserva Cana Brava, que já dura uma semana, cerca de 30 caminhoneiros bloquearam na manhã de ontem a passagem entre os municípios de Barra do Corda e Grajaú. Com a interdição, pelos menos 80 mil pessoas estão impedidas de sair de Barra do Corda de carro em direção a Grajaú. Desde o início da manhã os moradores da cidade têm deixado os carros na entrada da cidade e realizado o trajeto a pé. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, a única saída ainda possível de Barra do Corda era pelo município de Presidente Dutra.

O objetivo dos caminhoneiros é pressionar o governo a pôr um ponto final no impasse entre os índios e a Funai. Segundo a fundação, um indigenista foi enviado à região para tentar negociar com os guajajaras o desbloqueio da rodovia. Embora ele já esteja na reserva, a reunião com os indígenas, que estava marcada para ontem, foi adiada para hoje. Os guajajaras protestam contra a transferência dos núcleos da Funai de Barra do Corda para São Luís.

OESP, 13/06/2007, Nacional, p. A10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.