VOLTAR

Motorista de caminhão acusa índios Xavante de furtar documentos

24 Horas News-Cuiabá-MT
25 de Abr de 2003

O motorista de um caminhão pertencente à Sementes Batovi, Jandir Itacir Becker, trafegava no sentido Barra do Garças/Primavera quando, próximo à Aldeia Sangradouro, quando o veículo apresentou problemas mecânicos. Ele parou para consertar o cabo do acelerador e foi surpreendido por um grupo de índios. Dizendo que aquela terra era sagrada, os índios pediram dinheiro para o motorista. Ele deu a única cédula de R$ 10,00 que possuía e continuou concentrado no conserto do veículo.

Um dos índios lhe ofereceu ajuda, iluminando o local com uma lanterna, enquanto os demais lhe apressavam para deixar logo a região. Depois de consertar o caminhão e sair do local, Jandir percebeu a falta de sua carteira, com todos os documentos pessoais e uma sacola, com todas as suas roupas.

Ele desconfia que enquanto estava distraído os índios entraram no caminhão e furtaram os objetos. Na manhã de ontem, o motorista registou boletim de ocorrência e também procurou a Funai, no intuito de solicitar aos amdinistradores que fossem à aldeia para resgatar pelos seus documentos, que não terão validade alguma para os índios.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.