VOLTAR

Motivos para comemorar

A Crítica (Manaus - AM)
10 de Abr de 2001

As populações indígenas são as que apresentam hoje a maior taxa de crescimento no país (3,5% ao ano), segundo o último Censo do IBGE. No entanto, problemas como invasão das terras indígenas, influência religiosa e discriminação social permanecem. No AM, o processo demarcação de TI's avançou, ainda que apenas 50% das áreas indígenas estão legalmente delimitadas e sem posseiros.
Em novembro a Coiab propôs a criação de um Instituto Superior de Formação de Professores e Pesquisa de Línguas indígenas, com fins de diminuir a deficiência no setor educacional. 700 professores índios estão sendo treinados pelo Governo do Estado. A saúde e a mortalidade infantil são outro grande problema (87,1 mortes para cada mil indígenas).
Entre o Amazonas e Roraima, ao longo da BR-174, os Waimiri-Atroari possuem uma estrutura de geração de renda através do Programa de Sobrevivência Waimiri-Atroari implantado pela Eletronorte, após a inundação de 30 mil hectares da terra indígena com a construção da UHE Balbina. O líder waimiri Tómas Temehe não pode participar da festa Maryba, momento do pagamento do eremy (cantor) e de discussões de assuntos importantes para o povo, por conta de uma apendicite.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.