VOLTAR

Mostra Ecofalante faz edição especial online 'Semana do Meio Ambiente'

Catraca Livre - https://catracalivre.com.br/agenda
01 de Jun de 2020

Mostra Ecofalante faz edição especial online 'Semana do Meio Ambiente'
Público tem acesso a cinco filmes produzidos no Brasil, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido

01/06/2020 - 11:09
Por: Redação

Tem edição especial "Semana do Meio Ambiente" da Mostra Ecofalante para encantar os cinéfilos de plantão! Cinco filmes produzidos no Brasil, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido serão exibidos online e gratuitamente na plataforma Videocamp.
Por ser uma edição dedicada à Semana do Meio Ambiente, o evento também inclui uma série de debates sobre conservação ambiental, mudanças climáticas, economia, fake news e saúde.

Participam das discussões nomes como Fernando Meirelles, Jorge Bodansky, Estêvão Ciavatta, Mariluce Moura (Revista Fapesp), Claudio Angelo (Observatório do Clima), Adriana Ramos (Instituto Socioambiental) e Silvio Caccia Bava (Le Monde Diplomatique Brasil). Os encontros são transmitidos ao vivo pelo YouTube e pelo Facebook do evento.
Filmes da Mostra Ecofalante
Tudo começa no dia 3 de junho, às 19h30, com a exibição longa de Jorge Bodanzky, com codireção de João Farkas: "Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra". O documentário conta a história de um homem que atuou na linha de frente na batalha pela proteção ao meio ambiente. Lançado em setembro de 2019 na Bélgica, o longa aborda as consequências do assoreamento do Rio Taquari, no Mato Grosso do Sul. Atenção: você pode assisti-lo na plataforma até o dia 9 de junho.
No dia 4 de junho, a Videocamp recebe mais dois filmes. O documentário "Golpe Corporativo", de Fred Peabody, é uma coprodução Canadá - Estados Unidos. A obra explica como o presidente Donald Trump é o resultado de políticas globalistas neoliberais fracassadas e de um "golpe", no qual corporações e bilionários foram capazes de assumir o controle do processo político nos Estados Unidos e em outros países, destruindo a vida de milhões de norte-americanos. Se liga: este filme fica na plataforma até dia 9 de junho.
Já "Ebola: Sobreviventes", do norte-americano Arthur Pratt, foi muito bem recebido pela crítica especializada. Por meio das lentes de cineastas africanos, o documentário faz um retrato dos heróis da Serra Leoa ao enfrentar o Ebola durante uma das mais agudas emergências de saúde pública dos tempos modernos. Programe-se: este filme fica disponível até o dia 9 de junho.
A partir do dia 5, e durante 24 horas, o público tem a chance de conferir "Amazônia Sociedade Anônima", de Estêvão Ciavatta. O filme registra uma união inédita entre índios e ribeirinhos para salvar a floresta de máfias de roubo de terras e desmatamento ilegal. A obra mostra a resistência a invasões na Terra Indígena Sawré Muybu, entre os municípios de Itaituba e Trairão, no Pará.
O britânico "A Grande Muralha Verde", com direção de Jared P. Scott e produção executiva do brasileiro Fernando Meirelles, fica disponível na plataforma por 24 horas, a partir do dia 6. A obra acompanha Inna Modja, cantora e ativista do Mali, em uma jornada épica pela Grande Muralha Verde da África -uma iniciativa ambiciosa para fazer crescer um "muro" de oito mil quilômetros de árvores que se estende por toda a largura do continente para restaurar a terra e fornecer um futuro para milhões de pessoas.
Agenda de debates Mostra Ecofalante - Semana do Meio Ambiente
4 de junho

19h - Jorge Bodanzky e João Farkas, diretores de "Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra" e mediação de Flávia Guerra.

5 de junho

15h - "O papel do cinema na comunicação de questões socioambientais" com os diretores Fernando Meirelles, Jorge Bodanzky, Estêvão Ciavatta e Walter Salles (a confirmar) e mediação de Flávia Guerra.

19h - "Conservação: Ataque ao Meio Ambiente e aos Povos Tradicionais", com Adriana Ramos (ISA), mediação de Claudio Angelo e outros nomes a confirmar.
6 de junho

19h - "Mudanças Climáticas: desertificação, conflitos, migrações e outros impactos imediatos", com Fernando Meirelles, Paulo Artaxo, mediação de Daniela Chiaretti (a confirmar).

7 de junho

19h - Debate "System Error: como o atual sistema econômico leva à destruição ambiental, ao fim do trabalho digno e ao abalo da própria democracia", com Ladislau Dowbor, Sueli Carneiro (a confirmar) e mediação de Silvio Caccia Bava.

8 de junho

19h - "Saúde - Como Comunicar em Tempos de Crise Sanitária e Fake News?", com Douglas Rodrigues, Átila Iamarino (a confirmar) e mediação de Mariluce Moura.

O evento termina oficialmente no dia 9 de junho. Para conferir a programação, fique ligade no site da Mostra Ecofalante.

https://catracalivre.com.br/agenda/mostra-ecofalante-edicao-especial-on…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.