VOLTAR

Mostra de fotos no Ibirapuera reúne imagens da luta dos povos indígenas

Valor Econômico, Brasil, p. A4
17 de Abr de 2014

Mostra de fotos no Ibirapuera reúne imagens da luta dos povos indígenas

Por Daniela Chiaretti
De São Paulo

O cacique Raoni Metuktire, uma das lideranças indígenas mais conhecidas do Brasil, puxa a orelha do então ministro do Interior Mario Andreazza e diz: "Aceito ser seu amigo. Mas você tem que ouvir o índio". A foto de maio de 1984 faz parte de uma exposição que reúne 18 totens iluminados por painéis solares e está no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, ao lado do museu Afro Brasil, com cenas impactantes da trajetória indígena na história recente do país. Lá se vê que a amizade condicionada proposta por Raoni ainda faz muito sentido, 30 anos depois.
A exposição "Povos Indígenas no Brasil 1980/2013 - Retrospectiva em Imagens da Luta dos Povos Indígenas no Brasil por seus Direitos Coletivos" teve curadoria de Beto Ricardo, do Instituto Socioambiental (ISA). A ideia é celebrar 25 anos da Constituição - com ênfase no capítulo sobre direitos dos povos indígenas.
Há imagens icônicas como as dos índios no plenário da Constituinte, cocares nas cabeças, ou em vigília, para garantir seus direitos no texto final da Constituição. Outra cena forte é a do índio deitado sobre o asfalto de rodovia em Porto Seguro, na Bahia, enquanto a Polícia Militar impede a marcha indígena nos eventos de comemoração dos 500 anos do Brasil.
Em outro painel, índios no Acre apontam para cima arcos e flechas, mirando o aparelho que sobrevoa suas cabeças. Trata-se de um dos 60 povos isolados que ainda existem no Brasil, segundo a Funai. Há imagens dramáticas, como a da ianomami sendo resgatada por um piloto da Força Aérea Brasileira, vítima da invasão garimpeira, e outras, curiosas, como a do povo enawenê-nawê construindo suas tradicionais barragens no rio Juruena, para poder pescar.
O olhar mais triste é de um guarani kaiowá cortador de cana em usina de açúcar no Mato Grosso do Sul. Os guaranis kaiowás somam 45 mil pessoas vivendo em terras minúsculas, ou acampados na beira das estradas, no que se configura como a situação mais crítica de um povo indígena no Brasil de hoje. Outra foto mostra Mário Juruna Xavante, o cacique Juruna, único indígena deputado federal no Brasil, eleito pelo Rio de Janeiro.
A exposição do ISA e da Embaixada da Noruega foi antes para Brasília. Na abertura estavam Raoni e os outros dois mais importantes líderes indígenas do Brasil, Davi Kopenawa e Marcos Terena. A iniciativa comemora os 30 anos do apoio norueguês aos índios brasileiros. A exposição fica em São Paulo até dia 22 e deve seguir para Belém e Manaus.

Valor Econômico, 17-21/04/2014, Brasil, p. A4

http://www.valor.com.br/brasil/3520064/mostra-de-fotos-no-ibirapuera-re…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.