VOLTAR

Mostra audiovisual promove debate sobre questões indígenas

Ava Marandu - http://www.pontaodeculturaguaicuru.org.br/avamarandu/
12 de Abr de 2010

O Cinema Livre do Pontão de Cultura Guaicuru volta a promover exibições. De 13 a 16 de abril, como atividade integrante da programação da "Semana do Índio no Pontão", entram em cartaz longas-metragens que abordam a temática indígena. Após as sessões, os participantes têm a oportunidade de trocar impressões e informações sobre os filmes.

Na abertura do evento (13/04), o Pontão receberá aproximadamente 120 estudantes do Instituto Luther King. Eles vão assistir ao filme "Terra Vermelha", de Marco Bechis, que retrata o atual contexto dos Guarani de Mato Grosso do Sul. A história mostra a saga de um grupo Guarani-Kaiowá, que reivindica sua terra original.

A platéia também terá a presença do vice-presidente do Instituto Luther King, Aleixo Paraguassú Netto, da professora Mayara Silvério Batista Rosa, de coordenadores do Pontão de Cultura Guaicurus e parte da equipe do projeto Ava Marandu - "Os Guarani Convidam" (www.pontaodeculturaguaicuru.org.br/avamarandu).

Já no dia 14, o público será formado por cerca de 70 estudantes do Colégio Raul Sans de Matos. A atividade tem o apoio de professores de Língua Portuguesa e História. Andréa Tamaoki, uma das coordenadoras do colégio, defende a importância de ações culturais como estas, que contribuem para o conhecimento da realidade dos índios em Mato Grosso do Sul. Conhecimento que ajuda a vencer estereótipos tão presentes na cultura da sociedade não índia.

A partir do dia 15 de abril, o Pontão de Cultura Guaicuru promove sessão aberta a toda comunidade. O filme "A Missão", de Roland Joffé, conta a história de um mercador de escravos do século XVIII que depois da morte do irmão, passa a defender os Guarani. Já no dia 16, será a vez do longa "Enterrem Meu Coração na Curva do Rio", de Yves Simoneau, filme que mostra como os Estados Unidos dizimaram grande parte de sua população indígena.

"O Pontão tem buscado oferecer informações, subsídios e condições para facilitar o acesso da escola e do público aos temas indígenas. O Mato Grosso do Sul tem a segunda população indígena do Brasil, é importante oportunizar esse conhecimento", comenta Belchior Cabral, um dos organizadores do evento.

As sessões abertas ao público começam às 19h. O Pontão de Cultura Guaicuru está localizado na rua Treze de Maio, no 727, Vila Santa Dorothéia. Tels: (67) 3026-6356 / 3325-1121. Para mais informações: www.pontaodeculturaguaicuru.org.br/

SINOPSES

Terra Vermelha, de Marco Bechis - Itália/Brasil, 2008 (108 min.)

Sinopse: Um grupo de índios guarani-kaiowá de Mato Grosso do Sul luta para sobreviver, sofrendo todo o tipo de humilhação. Mesmo com todos os problemas que enfrentam mantêm o sonho de ter de volta as terras de seus ancestrais.

http://www.youtube.com/watch?v=sYGvaY2_15k&feature=player_embedded

Enterrem meu coração na curva do rio, de Yves Simoneau - EUA, 2007 (133 min.)

Sinopse: Na América dos anos de 1890, intensifica-se a guerra entre homens brancos e índios. Depois de uma batalha sangrenta, os Sioux vencem o exército do General Custer em Little Big Horn. Nesse cenário, três personagens entraram para a história americana: Charles Eastman, que apoiou os direitos indígenas; Touro Sentado, chefe Lakota e orgulho de seu povo, que recusou se submeter às políticas do governo desenhadas para acabar com a identidade cultural indígena; e o senador Henry Dawes, que foi um dos arquitetos do governo para a criação de uma política de relacionamento entre brancos e índios. Mas as esperanças de uma mudança imediata acabaram quando, em 29 de dezembro de 1890, soldados da 7ª Cavalaria em Wounded Knee Creek assassinaram Touro Sentado, além de provocar o maior massacre da história, quando centenas de homens, mulheres e crianças índias foram mortas.

http://www.youtube.com/watch?v=irjRMmQ1n-A&feature=player_embedded

A Missão, de Roland Joffé - Inglaterra, 1986 (125 min.)

Sinopse: No final do século XVIII, Mendoza (Robert De Niro), um mercador de escravos, entra em crise de consciência após matar o irmão Felipe (Aidan Quinn). Como forma de se penitenciar Mendoza se torna padre e se une a Gabriel (Jeremy Irons), um jesuíta bem intencionado, na luta pela defesa dos índios. Porém, se depara com interesses que parecem estar acima de qualquer ética.

http://www.youtube.com/watch?v=qjpbGpiJ_Wc&feature=player_embedded

http://www.pontaodeculturaguaicuru.org.br/avamarandu/noticia.php?not_id…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.