VOLTAR

Mortes ligadas à poluição do ar já são 3,5 milhões por ano

O Globo, Sociedade, p. 34
30 de Mar de 2017

Mortes ligadas à poluição do ar já são 3,5 milhões por ano
Comércio global favorece milhares de óbitos prematuros, diz estudo

RIO - Um estudo assinado por pesquisadores americanos, britânicos e chineses alertou ontem que consumidores de roupas, brinquedos e produtos eletrônicos estão contribuindo para dezenas de milhares de mortes nos locais em que estes bens são produzidos.
De acordo com o levantamento, 3,5 milhões de pessoas morrem prematuramente a cada ano devido à poluição atmosférica. Cerca de 22% dos óbitos seriam relacionados a bens e serviços fabricados em uma região e depois importados.
Professor de economia do clima da Universidade de East Anglia, Dabo Guan ressalta que o estudo considerou dados de 228 países e, por isso, reivindica uma ação internacional contra a deterioração no ar.
- Temos um acordo global sobre a emissão de gases de efeito estufa. As pessoas podem argumentar se é ou não eficaz, mas pelo menos temos um panorama - ressalta. - Até agora se pensava na poluição atmosférica como um assunto local.
Na terça-feira, o presidente americano Donald Trump revogou o Plano de Energia Limpa criado por Barack Obama, usado como guia para as políticas de redução de emissões de gases-estufa no país. Cientistas temem que este gesto enfraqueça o Acordo de Paris, documento em que os chefes de Estados comprometeram-se a combater as mudanças climáticas.

O Globo, 30/03/2017, Sociedade, p. 34

http://oglobo.globo.com/sociedade/mortes-ligadas-poluicao-do-ar-ja-sao-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.