VOLTAR

Mortes causadas por desnutrição preocupam

Diário do Nordeste
01 de Mar de 2008

Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar as causas, as conseqüências e os responsáveis pela morte de crianças indígenas por subnutrição de 2005 a 2007 iniciou os trabalhos em dezembro do ano passado. O deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB) preside a comissão. O relator é o deputado Vicentinho Alves (PR-TO).

Além da morte das crianças, os deputados afirmam que a CPI vai tratar das denúncias de aumento do consumo de álcool pelos índios e do uso das reservas para tráfico de drogas. A Comissão tem um prazo inicial até 24 de março para conclusão dos seus trabalhos.

No último dia 19, a CPI aprovou no total 14 requerimentos de convocação durante reunião ordinária. Foram chamadas 10 pessoas ligadas diretamente a questão no Mato Grosso, 7 delas da região de Dourados, onde os casos de morte por desnutrição e causas associadas são freqüentes.

Lista de convocados

Na lista de convocados estão o secretário de Justiça e Segurança Pública de MS, Wantuir Jacini; o superintendente Regional da Polícia Federal de MS, Luiz Adalberto Philippsen; e o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) Danilo Bastos Forte.

No ano passado 11 crianças morreram de causas associadas e três diretamente devido a desnutrição no Estado. Desde 2004, os casos vêm caindo. Naquele ano, foram 15 mortes. Em 2005, foram três mortes por desnutrição e outras 34 de causas associadas. Já em 2006 não houve registro, porém, 14 crianças faleceram de causas associadas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.