VOLTAR

Mortandade de peixes no Rio Teles Pires preocupa pescadores

Top News topnews.com.br
16 de Jan de 2018

Na última semana moradores, e ribeirinhos, do município de Carlinda, têm notado a mortandade de peixes no rio Teles Pires. O quadro tem aumentado gradativamente, e provoca a estranheza, denúncias já foram formalizadas junto a Secretaria de Estado de meio Ambiente (Sema).

Fotos mostram a indignação e falta de respeito com o rio, ainda em período de defeso dos peixes, espécies como cachorra é a maioria identificada boiando. Um dos vídeos chega a relatar o forte odor.

Ribeirinhos relatam que o caso foi identificado há pelo menos dez dias, os peixes mortos estão seguindo o curso do rio, o problema, ainda desconhecido, ocorreu no município de Nova Canaã do Norte, e já é de conhecimento das autoridades competentes.

Pescadores de Colíder e Nova Canaã

Em 2014 O Ministério Público abriu inquérito para investigar os motivos da suposta mortandade de peixes no Rio Teles Pires, entre Colíder e Nova Canaã do Norte. A conversão ocorreu a partir de procedimento administrativo, provocado por um pescador.

Uma vistoria foi determinada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Pescadores de Colíder e Nova Canaã protestaram em relação aos impactos da construção da usina e destacando que a pesca na região caiu cerca de 80%, praticamente não existem mais peixes. Eles não conseguem subir o rio para desovar, constatamos muitos peixes mortos, disse um pescador, que preferiu não se identificar à época.

http://www.topnews.com.br/noticias_ver.php?id=53379

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.