VOLTAR

Morre Zé Gomes, ex-presidente do Cimi

Site da Funai
Autor: (Arnaldo Júnior)
25 de Set de 2002

Faleceu no dia 19 de setembro, em Chapecó (SC), o bispo Dom José Gomes, ex-presidente do Conselho Indigenista Missionário - CIMI. Zé Gomes, como era conhecido, destacou-se pela luta incansável à frente do CIMI no direito dos povos indígenas, de 1979 a 1983. Em 1980, integrou o Grande Encontro dos Povos Indígenas, realizado em Manaus (AM), que contou com a presença do papa João Paulo II. O bispo sempre esteve ao lado dos índios presentes em sua Diocese e em toda a região sul do país, especialmente os Guarani e Kaingang.

Dom José, que tinha 81 anos, além de presidente do CIMI foi cooperador da Catedral de Santa Maria, diretor da Faculdade de Filosofia de Passo Fundo (RS), e presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT). O sepultamento foi realizado dia 20, na Catedral Santo Antonio, em Chapecó (SC).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.