VOLTAR

Morre indigenista Günter Kroemer

Amazonia.org.br - http://www.amazonia.org.br
17 de Jul de 2009

Uma das principais referências em relação aos povos indígenas morreu nesta quarta-feira (15) às 23 horas. Gunter Kroemer trabalhava com povos em situação de isolamento e estava hospitalizado há quase três semanas em Lajeado, Rio Grande do Sul, em função de uma doença pulmonar, o que resultou em uma falência múltipla de órgãos. As informações são da Agência Brasil de Fato.

Na década de 80 Gunter trabalhou em frente de contato com povos indígenas ainda em situação de isolamento na Amazônia e foi o primeiro a contatar o povo Suruahá para protegê-los das ameaças agropecuárias que avançavam na região. Ele nasceu na Alemanha, mas residia no Brasil desde a década de 1970. Ele também era antropólogo e desenvolvias ações em prol de grupos de pouco contato, ou em situação de isolamento voluntario e em situação de risco.

O indigenista passava meses na floresta recolhendo vestígio que provassem a presença desses povos e passava muitas noites em malocas abandonadas. A causa da doença não foi encontrada, mas existe a possibilidade de ter sido provocada por agentes externos, como fungos da Amazônia, onde Gunter trabalhou por quase quatro décadas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.