VOLTAR

Morre Claude Levis-Strauss

Funai - http://www.funai.gov.br/
04 de Nov de 2009

Prestes a completar 101 anos, o antropólogo Claude Lévis-Strauss faleceu na madrugada deste domingo (01/10). A notícia foi divulgada pela Academia Francesa nesta terça-feira (03/11), em Paris.

Lévis-Straus viveu no Brasil entre os anos de 1935 a 1939, e foi durante as expedições (1935 a 1938) com os indígenas brasileiros, nos estados de Goiás, Mato Grosso e Paraná, que disse ter tirado sua vocação para antropólogo. Na Sorbonne, estudou filosofia antes de enveredar pela etnologia, depois de ter morado no Brasil. O estudioso jamais aceitou a visão histórica da civilização ocidental como privilegiada e única.

Foi um dos primeiros professores da USP, tendo conhecido então o célebre intelectual brasileiro Mário de Andrade, que o ajudou em suas expedições aos sertões brasileiros. Fruto do contato com diversos povos indígenas brasileiros, Lévi-Strauss desenvolveu várias de suas teorias estruturalistas que revolucionaram o pensamento antropológico do século XX. Lévi-Strauss sempre manteve contato com indígenas e antropólogos brasileiros ao longo de sua vida e, em vários momentos, foi solidário em com as lutas dos indígenas. A Funai agradece a contribuição que Lévi-Strauss prestou aos indígenas brasileiros.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.