VOLTAR

Moraes acata pedido da PF e envia ao Pará inquérito que fez buscas em endereços de Salles

FSP - https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel
Autor: MATTOSO, Camila
20 de Jul de 2021

Moraes acata pedido da PF e envia ao Pará inquérito que fez buscas em endereços de Salles
Operação Akuanduba investiga suposta participação de ex-ministro do Meio Ambiente em esquema de exportação ilegal de madeira

20.jul.2021

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, acatou o pedido do delegado Franco Perazzoni e enviou para a Justiça do Pará a operação Akuanduba, responsável por realizar busca e apreensão em endereços do então ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.

Ao pedir a transferência do caso para o Pará, o delegado Perazzoni argumenta que Salles perdeu o foro privilegiado após pedir demissão e que a origem da madeira são reservas florestais em Altamira (PA).

Moraes concordou com a PF e afirmou em sua decisão que "os elementos de prova produzidos indicam, neste momento processual, que os crimes teria ocorrido, primordialmente, no município de Altamira".

Deflagrada em 19 de maio, a operação investiga um suposto esquema de facilitação de exportação ilegal de madeira do qual Salles faria parte.

A investigação teve início após as autoridades americanas enviarem ao Brasil indícios de conluio entre agentes públicos brasileiros e compradores americanos para legalizar carregamentos de madeira ilegal.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2021/07/pf-pede-para-o-stf…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.