VOLTAR

Moradores lutam pela preservação da APA das Tabebuias

O Globo - http://oglobo.globo.com/
Autor: Maíra Rubim
24 de Jan de 2020

Moradores lutam pela preservação da APA das Tabebuias

Grupo teme a degradação total da área de proteção, na Barra, e quer adotar o espaço

RIO -Apesar de em outubro o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) ter ajuizado uma ação civil pública contra a prefeitura e as construtoras Catisa Empreendimentos e Participações Ltda e Gafisa S/A com pedido de indenização e recuperação da Área de Proteção Ambiental (APA) das Tabebuias, localizada entre as avenidas Salvador Allende e das Américas, moradores do condomínio Royal Blue, um dos que foram erguidos ao redor do local, estão preocupados com sua preservação e decidiram agir. A associação de moradores do residencial vem se mobilizando para tentar adotar a APA.

- Tenho esse apartamento há dois anos, e há cinco meses estou fazendo reforma para me mudar para ele, em março. Já consigo observar como a área está diferente - conta Celeste Monteiro. - Ela era mais verdinha e está morrendo. Temos que fazer alguma coisa! Acho lindo ver a vegetação e os animais, mas daqui a pouco não haverá mais nada.

A fonoaudióloga Daniela Stamato, moradora do Royal Blue desde 2018, também se encantou de imediato com a beleza da APA, principalmente com a diversidade da fauna. Acabou comprando uma câmera para fotografar os animais. Suas fotos mostram mais de 50 espécies de aves, jacarés, capivaras, teiús, borboletas, libélulas, gambás e anuros, como a perereca-de-vidro.

- Criei uma conta no Instagram (@dsmato) para mostrar a beleza da APA esperando que as fotos pudessem ser usadas de alguma forma para ajudar a preservar a área. Infelizmente, só fazer isso não está ajudando. As árvores estão morrendo, e muitos animais estão desaparecendo. Não sei se estão morrendo ou tentando migrar para outro local - conta Daniela.

A jovem também passou a divulgar suas fotos no WikiAves. Foi quando o ornitólogo Guilherme Serpa a procurou para conversar sobre os registros feitos e ajudá-la a catalogar as espécies de aves da APA.

- Estive na APA há dez anos, numa excursão promovida pelo Clube de Observadores de Aves do Rio de Janeiro. Depois não consegui mais; o acesso é restrito - conta Serpa. - É muito importante preservar o local, porque é um dos últimos com este tipo de ambiente no município.

A equipe de fiscalização da Secretaria municipal de Meio Ambiente, gestora da APA, afirma que está acompanhando o caso e intimando os responsáveis pelo dano causado ao local a providenciarem o monitoramento da área e a apresentarem os projetos de drenagem de obras recentes que podem ter causado seu alagamento.

Procurada, a Catisa não respondeu até o fechamento desta edição. E a Gafisa disse que não falaria porque ainda não recebeu notificação oficial.

https://oglobo.globo.com/rio/bairros/moradores-lutam-pela-preservacao-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.