VOLTAR

Monitores da biodiversidade começam as atividades na RDS de Uatumã

CEUC - www.ceuc.sds.am.gov.br
19 de Mai de 2010

Moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã, localizada nos municípios de Itapiranga e São Sebastião do Uatumã (a 200 km de Manaus), recebem no período de 15 a 22 de maio, técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC) para dar prosseguimento à implementação do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso de Recurso Naturais em Unidades de Conservação estaduais do Amazonas (ProBUC). Na ocasião, 13 comunitários, irão colocar em pratica os ensinamentos obtidos para exercerem as funções de monitores de recenseamento e de trânsito de embarcações.

Durante sete dias, os técnicos percorrerão as comunidades de Bela Vista, Maracarana, Maanain, Cesáreia, Livramento, Monte das Olivieras, Jacarequara, Leandro Grande, Bom Jesus, Boto e Caioé da RDS de Uatumã, para realizar o acompanhamento dos monitores. No primeiro dia, será feita uma revisão, da capacitação dos 34 comunitários, realizada em março desse ano na reserva, informando todas as fases, e os resultados obtidos até o momento, como também apresentar aos participantes, quem serão os monitores de recenseamento e de trânsito de embarcações.

"O ProBUC possibilita a troca de conhecimento científico e tradicional entre os comunitários e técnicos, permitindo assim, o melhor funcionamento do programa e a garantia da integridade da Unidade de Conservação", declara Domingos Macedo, coordenador do CEUC.

Nesse primeiro momento, o acompanhamento será realizado com 13 monitores, que irão aplicar questionários nas casas dos comunitários para o acompanhamento do uso dos recursos naturais, além dos monitores que acompanharão o tráfego de embarcações em pontos estratégicos na comunidade. O programa classifica os monitores da biodiversidade em cinco grupos, como recenseadores do uso de recursos naturais (animal e vegetal), monitores de fauna terrestre, monitores das praias de desova de quelônios, monitores pesqueiros e monitores do trânsito de embarcações na reserva.

De acordo com Marcelo Castro, técnico do CEUC, os monitores realizarão as atividades a cada dois meses, depois desse período, um técnico do ProBUC retorna para realizar a manutenção do monitoramento. "A intenção é gerar resultados quantificáveis dos dados obtidos pelos próprios comunitários, possibilitando assim, a identificação de oportunidades para aplicação de programas de gestão da Unidade de Conservação. Os resultados trazem benefícios para todos", acrescenta o técnico.

Os monitores ainda receberão instrumentos específicos para a execução das atividades, como os cinco questionários de avaliação da produção de (farinha, extrativismo, pesca, caça, espécie de interesse), como também, formulários e binóculos.

ProBUC

O Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso de Recursos Naturais em Unidades de Conservação Estaduais do Amazonas (ProBUC), coordenado pelo CEUC/SDS é um sistema pioneiro de monitoramento de UC na Amazônia. Tem como princípios, ser contínuo, focado nas ameaças às Unidades de Conservação, contando com a participação efetiva dos moradores e usuários das Unidades de Conservação na sua formulação, execução e avaliação periódica.

O processo participativo e as capacitações têm permitido maior sensibilização sobre temas ambientais, integração entre comunitários, e crescente troca de conhecimento técnico-centífico com o conhecimento tradicional, formando agentes multiplicadores dessas informações.
A formação dos monitores é realizada durante um treinamento de 10 dias, em que os comunitários recebem informações acerca da geografia, ecologia, manejo de recursos naturais, uso de equipamentos, formulários, técnicas de monitoramento, entre outros.

A partir da execução das ações dos monitores da biodiversidade, são levantadas informações sobre a Unidade de Conservação e analisadas pelos técnicos do ProBUC. As análises são enviadas periodicamente as comunidades, informando sobre todos os componentes que são monitorados

Como resultado, o programa já capacitou 54 comunitários na RDS de Uacari e três no Parque Estadual Rio Negro, setor sul, como monitores da biodiversidade, que realizam a dois anos um trabalho participativo junto à comunidade.

.

http://www.ceuc.sds.am.gov.br/component/content/article/42-destaques/24…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.