VOLTAR

Monitoramento ambiental confirma ameaça de extinção de primatas no Parque da Serra do Divisor

A Gazeta-Rio Branco-AC
01 de Abr de 2003

A primeira etapa do plano de monitoramento ambiental que vem sendo executado no Parque Nacional da Serra do Divisor pela SOS Amazônia, em parceria com o Ibama e a Universidade Federal do Acre já está adiantada. Segundo a coordenadora do projeto, Maria Aparecida Azevedo Lopes nas primeiras análises já se confirmou que a espécie de primata conhecida como Uacari está ameaçada de extinção como havia indicado o Plano de Manejo do parque. A área para o monitoramento de quelônios está sendo ampliada nesta fase dos trabalhos.

O planejamento e execução das atividades de monitoramento de primatas, quelônios e vegetação no Parque Nacional da Serra do Divisor iniciaram no ano passado. A definição das espécies a serem monitoradas foi baseada na indicação do Plano de Manejo do parque, elaborado em 1998. O trabalho de observação e registro dos dados está sendo feito pelos próprios moradores que após receberem treinamento dos pesquisadores, são contratados para a atividade.

A análise dos dados do monitoramento de primatas já confirmou a vulnerabilidade da espécie Acari. "Existe uma baixa densidade dessa espécie", garante Maria Aparecida Azevedo Lopes. A segunda etapa do plano de monitoramento irá dar subsídios para que a pesquisadora possa traçar as estratégias para conservação da espécie que desempenha um importante papel na natureza: de dispersor de sementes. "O Acari só existe protegido em outras duas áreas de preservação", afirma a pesquisadora.

Nesta primeira fase, o trabalho com quelônios resultou na soltura de aproximadamente 500 animais também monitorados por moradores locais. Agora a atividade será ampliada para mais outros dois pontos dentro do parque. Até abril, sete moradores da região serão treinados e contratados para fazer a coleta dos ovos de tracajás e iaçás durante o verão. Os pesquisadores estão tentando identificar também novas espécies de quelônios
(-A Gazeta-Rio Branco-AC-01/04/03)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.