VOLTAR

Mobilização no Alto Ribeira marcou o Dia Internacional contra Barragens e 20 anos do MOAB

Boletim Informativo MOAB, abr. 2009, p. 4
28 de Mai de 2009

Mobilização no Alto Ribeira marcou o Dia Internacional contra Barragens e 20 anos do MOAB

Mais uma vez o povo do Vale do Ribeira disse NÃO à construção da Barragem de Tijuco Alto.
A manifestação fez parte do Dia Internacional contra Barragens- 14 de março: dia em que a população do mundo inteiro denuncia o modelo energético que tem causado graves conseqüências sociais, econômicas, culturais e ambientais.
Comemorando 20 anos de existência e resistência na luta em favor da vida, o MOAB marcou presença promovendo esse Ato Público nas cidades de Ribeira e Adrianópolis divisa dos estados de São Paulo e Paraná.
O lema do movimento do MOAB é de direito à terra pelos seus moradores em contradição ao projeto de barragem que beneficia apenas a CBA do empresário Antonio Ermírio de Moraes. A finalidade do projeto é para alimentara fábrica de alumínio que fica distante 250 quilometres da região do Vale do Ribeira, onde se consome muita energia e emprega pouquíssimos trabalhadores.
Cerca de mil pessoas entre ribeirinhos, caiçaras, quilombolas e pescadores, guaranis marcharam ao lado de estudantes, ambientalistas e camponeses ameaçados de perder a terra donde tiram seu sustento e de sua família. A marcha entre as duas cidades foi um trabalho de conscientização da população que gritava alto:
TERRA SIM ! BARRAGEM NÃO!
A manifestação foi organizada pelo MOAB, CEDEA - Centro de Estudos e Defesa e Educação Ambiental, ASTRAF -Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Cerro Azul, CRESOL de Adrianópolis, Coletivo Educador Lagamar de Cananéia. Contou também com o apoio do ISA - Instituto Socioambiental, da CUT, IAV, SIND/SEAB, entre outros.
O Bispo da Diocese de Registro esteve presente como se fez em todos os Atos Públicos contras as Barragens no Vale do Ribeira, disse:
"O Governo nunca consulta a sociedade. Tudo vem de cima para baixo. Quando o povo participa, temos boas propostas, declara Don José Luiz Bretanha". Por isso o Grito do MOAB continua por:
TERRA SIM! BARRAGEM NÃO!

Boletim Informativo MOAB, abr., 2009, p. 4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.