VOLTAR

MMA quer participação indígena no Zoneamento Ecológico-Econômico

MMA - www.mma.gov.br
Autor: Gerusa Barbosa
16 de Fev de 2009

O Ministério do Meio Ambiente está discutindo a participação da população indígena no Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) no estado de Roraima. Na sexta-feira (13), representantes da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável participaram, em Boa Vista, do IV Fórum de Governadores da Amazônia Legal, onde tiveram encontro com o Conselho Indígena de Roraima (CIR) para coletar demandas vinculadas à agenda ambiental.

Entre as propostas, o grupo pediu apoio do MMA na ampliação do número de participantes no projeto Formação de Agentes Ambientais Voluntários Indígenas realizado pelo Ibama no estado. O diretor de Zoneamento Territorial, Roberto Vizentin, informou que a proposta será discutida e encaminhada aos setores do MMA que tratam da questão indígena. Segundo ele, o ministério tem interesse em priorizar a política ambiental nas reservas. Há registros de óbitos provocados pela beribéri (doença por deficiência vitamínica do tipo b1) na comunidade. "Isso é associado à degradação do meio ambiente e a práticas produtivas para alimentos inadequadas. Por isso é importante reforçar a agenda na área para assegurar o território, a gestão ambiental e a segurança alimentar", destacou Vizentin.

Na oportunidade, o Conselho convidou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para participar da 38ª Assembléia Geral dos Povos Indígenas de Roraima, que será realizada de 6 a 9 de março, na Comunidade Indígena do Barro, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. No encontro serão discutidos assuntos referentes às terras indígenas, tais como crimes ambientais, degradação de terras, empreendimentos, pesquisas, Parque Nacional Monte Roraima e ações preventivas

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.