VOLTAR

MMA participa de reunião da ONU preparatória para Conferência do Clima

MMA - www.mma.gov.br
Autor: Melissa Silva
07 de Jun de 2010

De 7 a 11 de junho, a secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Branca Americano, participa de mais um encontro da Convenção do Clima das Nações Unidas, em Bonn, na Alemanha, que reúne representantes de 102 países.

A secretária participará, principalmente, das reuniões dos grupos de trabalho que debatem as ações de cooperação de longo prazo da Convenção e os compromissos adicionais do Protocolo de Quioto para os países que ratificaram o acordo internacional.

No grupo sobre Quioto, a negociação é sobre o segundo período do Protocolo, com definição de novas metas já que o primeiro período de compromisso que começou em 2008 vai até 2012. Além disso, espera-se aumentar a implementação da Convenção e conseguir um maior envolvimento dos Estados Unidos dentro da Convenção, em níveis similares a de outros países desenvolvidos, que tem metas no Protocolo de Quioto, como os europeus.

Para o grupo de cooperação de longo prazo ficam as negociações sobre REDD+ (redução de emissões por desmatamento e degradação incluindo a conservação e o manejo florestal), regras para as Ações de Mitigação Nacionalmente Adequadas (Namas, sigla em inglês), mecanismos de mercado e a visão compartilhada do regime da Convenção.

O encontro é preparatório para a 16ª Conferência do Clima, que será em Cancún, no México, de 29 de novembro a 10 de dezembro, quando o Brasil estará focado em concluir o trabalho de Copenhague e fechar um acordo internacional forte que garanta a proteção do sistema climático, com fundamentação científica e reconhecimento das responsabilidades históricas dos países desenvolvidos.

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&codigo=5848

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.