VOLTAR

MMA participa de preparativos da II Jornada Internacional de Educação Ambiental

MMA - http://www.mma.gov.br/
Autor: Maria Borba
13 de Set de 2011

Os preparativos para a realização da II Jornada Internacional de Educação Ambiental estão em andamento. A Secretaria Executiva do evento reúne-se nesta terça e quarta-feira (13 e 14/9) no Rio de Janeiro a fim de preparar e definir a logística da jornada a ocorrer paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), em 2012.

Nesta quarta-feira (14/9), os educadores de governo e da sociedade civil do Rio se reúnem no Grupo Interdisciplinar de Educação Ambiental (Giea) do Estado para discutir um mapeamento das iniciativas de educação ambiental no estado, a revisão do documento sobre licenciamento e propostas de educação ambiental para o Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam). Segundo Lara Moutinho, superintendente de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, a Giea é um espaço importante para o controle social e a construção coletiva da política de educação ambiental no Estado.

Nesse terceiro encontro, os organizadores do evento avaliam que a motivação que os fazem organizar um evento paralelo à Rio+20 dedicado à educação ambiental é o fato de esse tema ser entendido como uma preocupação a ser encampada e compartilhada com as sociedades de todo o mundo, bem como a necessidade de fortalecer o trabalho dos educadores ambientais perante a sociedade para que ela e os gestores públicos se conscientizem e assumam suas responsabilidades diante dos problemas ambientais.

Organizada pelo Conselho Internacional de Educação de Adultos (ICAE, sigla em inglês), pela Rede Brasileira de Educação Ambiental (Rebea) e pelos Institutos Paulo Freire, Ipanema, Comsol e Ecoar, a II Jornada possivelmente vai integrar a agenda da Cúpula dos Povos. O objetivo é difundir no mundo inteiro a implantação do Tratado Internacional de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global em todas as esferas governamentais e nos setores não governamentais, firmado durante a I Jornada que aconteceu durante a Rio 92.

Em 1992, esse tratado integrou uma série de outros 40, assinados e apresentados pela sociedade civil, à Rio 92. Dentre esses, ele se tornou referência para inúmeras iniciativas, especialmente no Brasil, onde inspirou a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei no 9.795/1999) e o ProNEA (Programa Nacional de Educação Ambiental), implementado conjuntamente pelo MMA e o Ministério da Educação (MEC).

A segunda jornada terá um encontro preparatório durante o Fórum Social Mundial, previsto para janeiro de 2012, em Porto Alegre. Por isso, participa da reunião no Rio, a secretária de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Jussara Cony, além de representantes da Itaipu Binacional e do MMA que também apóiam a Jornada. Segundo o diretor do Departamento de Educação Ambiental (DEA) do MMA, Nilo Diniz, o encontro internacional de educadores será uma oportunidade para se avaliar os avanços da educação ambiental desde 1992, com vistas às iniciativas capazes de enfrentar os desafios atuais como as mudanças climáticas, sua prevenção e adaptação, a degradação da biodiversidade e dos recursos hídricos, a sustentabilidade da produção e do consumo, com a ampliação da classe média no Brasil, disse.

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&codigo=6974

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.