VOLTAR

MMA capacita multiplicadores

MMA - http://www.mma.gov.br
Autor: Sophia Gebrim
03 de Jul de 2012

Trinta multiplicadores em educação ambiental foram formados na Oficina Adequação Ambiental de Propriedades da Agricultura Familiar, encerrada nesta terça-feira (03/07), no Parque Estação Biológica, em Brasília. A capacitação é resultado de convênio de R$ 450 mil firmado entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR) em parceria com a Cooperiguaçu, cooperativa de profissionais de prestação de serviços, localizada no município de Francisco Beltrão (PR). Os multiplicadores são engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas que prestam serviço a pequenos agricultores familiares.

"A estratégia do convênio é incentivar as organizações que fazem parte da Central das Cooperativas de Acompanhamento Técnico e Extensão Rural (Cenater) e que trabalham com agricultura familiar e solidária, a formar multiplicadores nos seus respectivos estados, com o objetivo de, no final do processo, conseguir 450 multiplicadores em todo o Brasil", explica o representante da Cooperiguaçu e também cooperado Lindomar Schimitz. Ele detalha que os trinta multiplicadores que receberam o curso irão replicar o conhecimentos para outros associados que, em um terceiro momento, irão repassar as informações para os agricultores familiares.

REGULARIZAÇÃO

Assuntos como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que trata da regularização ambiental nas propriedades rurais, e a Política Nacional de Agroecologia foram apresentados e discutidos, por técnicos do MMA, durante a oficina. "É importante os multiplicadores conhecerem as políticas públicas do Ministério do Meio Ambiente", cita o representante da Cooperiguaçu. Ele ressalta que algumas dessas cooperativas ligadas ao Cenater já atuam em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), mas no viés do desenvolvimento social, com foco na ecologia, economia solidária e organização social.

Dez mil cartilhas e 100 mil folders, que serão produzidos pela Cooperiguaçu, serão distribuídos aos agricultores familiares, como parte das ações fortalecedoras da oficina. "Vemos nessa iniciativa uma oportunidade de repassar, de forma correta, todo o conhecimento necessário para o agricultor se adequar ambientalmente e criar condições para que ele produza de forma sustentável", destaca o gerente de Sustentabilidade Ambiental do Agronegócio da SEDR, Moisés Savian. Para ele, o objetivo é capacitar e dar as condições para o pequeno produtor produzir mais e melhor.

http://www.mma.gov.br/informma/item/8488-mma-capacita-multiplicadores

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.