VOLTAR

MMA busca alternativas para evitar a devastação florestal na Amazônia

MMA - www.mma.gov.br
27 de Nov de 2003

Representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do governo do Pará, do setor madeireiro e parlamentares do estado se reunem hoje, em Belém, para estudar propostas para a regularização da atividade madeireira na Amazônia.

O objetivo é discutir alternativas para regularizar a atuação do setor e também evitar a falta de matéria-prima. As propostas são no sentido de permitir a continuidade da atividade sem prejuízos ambientais.

Está definida a criação de um grupo de trabalho permanente para discutir a questão agrária no Pará. O grupo centrará seu trabalho no ordenamento florestal e madeireiro, ordenamento fundiário e zoneamento ecológico e econômico do estado.

A operação de fiscalização do Ibama "Verde para Sempre" em Porto de Moz e Prainha, região central do Pará, entre os rios Xingu e Tapajós, constatou diversas irregularidades na exploração madeireira. A região da operação, conhecida como Terra do Meio, é a principal área de floresta remanescente do estado e na qual existem várias frentes de extração ilegal de madeira. Atuam na operação 65 funcionários do Ibama, Exército, Polícia Federal, governo do Pará e Ministério Público Federal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.