VOLTAR

Mistura de três etnias

O Povo-Fortaleza-CE
21 de Mar de 2002

Os tapebas estão inseridos na história de Caucaia desde a colonização da área. É o que garante o sociólogo e mestre em educação José Cordeiro de Oliveira. Ele foi o primeiro coordenador da Pastoral Indigenista do Ceará. O pesquisador explica que houve duas grandes ocupações colonizadoras a partir de 1603. A primeira foi militar e a segunda religiosa, com os aldeamentos. Segundo ele, o aldeamento de Nossa Senhora dos Prazeres de Caucaia é um dos três primeiros do Ceará.

Os tapebas têm sua origem na mistura de três etnias: Potiguara, Tremembé e Kariri, de acordo com laudo antropológico da Funai. Inicialmente, a base do aldeamento de Caucaia é Potiguara. Depois, os índios kariri foram deslocados do aldeamento de Miranda, no Crato, para o de Nossa Senhora dos Prazeres.

Era comum as autoridades da época misturarem várias etnias dentro de um mesmo aldeamento. ''Dessa forma, os colonizadores pretendiam descaracterizar ao máximo essas etnias, sobretudo para que, perdendo a identidade, perdessem a força, a memória, o sentido de pertença'', diz José Cordeiro.

No século XVII, os Tremembés vieram protestar junto ao governo da província. O governo obriga os índios a retornarem de imediato a seu território. Entretanto, um grupo se entrega ao aldeamento de Caucaia. As três etnias passaram a conviver na mesma aldeia.

''Quando buscam o nome Tapeba, os índios reconstroem uma identidade a partir de um território comum às três etnias'', analisa Cordeiro. Ele explica que tapeba era o nome de uma lagoa que havia dentro da aldeia. Tapeba significa pedra chata na língua indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.