VOLTAR

Mistério climático

O Globo, Ciência, p. 28
18 de Nov de 2008

Mistério climático
Começa a experiência para descobrir se Amazônia agrava ou ameniza crise de CO2

Roberta Jansen

Embora os volumes de gases do Efeito Estufa emITIdos para a atmosfera em desflorestamentos e queimadas na Amazônia sejam significativos, as quantidades desse gás que a floresta estaria absorvendo através da fotossíntese podem ser igualmente altas e até superiores. Se for assim, a floresta estaria, ainda que momentaneamente, compensando em grande parte a ação humana nociva. Mas, se for o oposto, e a mata estiver seqüestrando quase nada de CO2, a floresta contribuiria significativamente para o problema. Vilã ou salvadora?
Para responder a esta pergunta o pesquisador Paulo Artaxo, do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA, na sigla em inglês) e da Universidade de São Paulo (USP), começou esta semana uma nova e inédita experiência na floresta.
- Nosso experimento consiste, essencialmente, em medir os fluxos de carbono na Amazônia - conta Artaxo. - Estamos voando com um avião totalmente equipado para tentar responder a questão sobre se a floresta é uma fonte ou um sorvedouro de carbono.
Até o dia 10 dezembro o grupo de Artaxo fará vôos por toda a floresta fazendo medições precisas das concentrações de dióxido de carbono, monóxido de carbono, ozônio e outras partículas. Aplicando os resultados a modelos, os cientistas esperam ter as primeiras respostas dentro de três meses. O início do estudo foi anunciado oficialmente ontem, na abertura da conferência INTernacional Amazônia em Perspectiva - Ciência INTegrada para um Futuro Sustentável, que reúne cerca de mil pesquisadores em Manaus.
O cálculo do carbono é um pouco mais complicado do que pode parecer. Nas queimadas e no desmatamento, a floresta lança CO2 - o principal gás do Efeito Estufa - na atmosfera. Relatórios indicam que são justamente essas ações que colocam o Brasil hoje na posição de um dos maiores emissores mundiais. Entretanto, a floresta absorve CO2 e libera oxigênio quando faz fotossíntese. E alguns estudos mostram que em tempos de abundância de CO2, essa absorção poderia ser maior do que normal.
- Como as concentrações de gases do Efeito Estufa estão aumentando, é possível que floresta esteja seqüestrando carbono para a fotossíntese de forma mais eficiente, em razão do excesso - afirma Artaxo. - Como tem mais CO2 disponível, em teoria, isso INTensificaria a fotossíntese fazendo com que as plantas fixem mais carbono. Mas não é só. "O balanço de carbono varia conforme a fertilidade de cada área, as taxas de precipitação (chuvas), a radiação solar e diversos outros fatores. Em outras palavras: modelos fiéis do balanço de carbono na Amazônia ainda estão para ser elaborados e aprimorados", como apontam os pesquisadores no site do LBA.
E ainda há o complexo papel exercido sobre o clima pelas partículas de aerossóis emitidos naturalmente pela floresta. Elas podem estar diretamente relacionadas à formação de nuvens e chuvas, por exemplo.

O Globo, 18/11/2008, Ciência, p. 28

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.