VOLTAR

Missão Caiuá coordena a saúde indígena em Roraima

CONPLEI - http://conplei.org.br/2009/missao-caiua-coordena-saude-indigena-roraima.html
16 de Dez de 2009

A missão, ligada à Igreja Presbiteriana do Brasil e à Igreja Presbiteriana Independente, iniciou o trabalho de coordenação do serviço público de saúde que alcança mais de 36 mil indígenas de Roraima e de parte do norte do Amazonas. Com 80 anos de atuação entre povos indígenas do Brasil, a Missão Caiuá assume por meio de um convênio público o compromisso de gerenciar os investimentos do Governo e executar as ações.

"Nosso objetivo é usar a experiência e a capacitação que temos para fazer o melhor aos índios de Roraima", afirma o pastor Ademir de Novaes, presidente da Missão Evangélica Caiuá. O convênio entre a instituição e o Ministério da Saúde prevê o repasse de verbas, a contratação e gestão de recursos humanos, o planejamento e execução das ações. "A missão orienta os funcionários, envia-os aos pólos, apresenta alvos e planilhas de trabalho, cobrando sua execução", explica. Segundo Ademir, a missão optou por contratar muitos dos funcionários que já estavam na área para aproveitar a experiência e conhecimento.

A atenção à saúde indígena na região é divida em dois Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs): o DSEI Leste abrange aldeias das etnias macuxi, wapixana, taurepang, ingaricó, patamona e uai-uai em Roraima. São mais de 23.500 indígenas. O DSEI Yanomami se estende do oeste de Roraima ao extremo norte do Amazonas. São ao todo 12.800 indígenas ianomâmis e iecuanas, segundo dados da Fundação Nacional de Saúde.Desde sua formação a MEVA atua com recursos próprios na área de saúde. A missão também fomenta campanhas itinerantes com profissionais parceiros. Este trabalho está sempre subordinado aos órgãos governamentais competentes e entidades gestoras. Com o convênio, a Missão Caiuá passa a coordenar também a ação e prestação de contas de postos onde a MEVA está.

Em entrevista, que você pode assistir clicando aqui, Pr. Ademir destaca que a presença positiva da MEVA, Novas Tribos do Brasil e Asas de Socorro foi mais uma motivação para a Missão Caiuá aceitar o convite do Governo para assumir a saúde indígena da região. Desejamos e oramos para que esta parceria traga resultados excelentes para a saúde e a qualidade de vida dos povos indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.