VOLTAR

Miséria dourada: garimpo ilegal em terras ianomâmi

O Globo - https://oglobo.globo.com/brasil
10 de Set de 2019

Miséria dourada: garimpo ilegal em terras ianomâmi
Documentário de 24 minutos é um flagrante da exploração ilegal do ouro em Roraima e um registro da complexidade do problema, cada vez mais distante de uma solução

Vinicius Sassine e Daniel Marenco, Enviados Especiais
10/09/2019 - 09:00 / Atualizado em 10/09/2019 - 12:34

Na maior reserva indígena do Brasil, em plena Amazônia , uma legião de garimpeiros sobe os rios Mucajaí e Uraricoera para buscar, com as próprias mãos, toneladas de ouro que abastecem uma economia ilegal e predatória. Os ianomâmi viram seu território ser invadido por até 15 mil garimpeiros, dos quatro cantos do país, também estimulados pelo discurso anti-indígena e pró-garimpo do presidente da República. O resultado é um misto de miséria, tensão, conflitos, degradação e contaminação sem paralelo nos últimos anos, equiparando o momento às corridas do ouro que os índios precisaram enfrentar nas décadas de 80 e 90.

Este documentário de 24 minutos, realizado pelos jornalistas Vinicius Sassine e Daniel Marenco, é um flagrante da exploração ilegal do ouro no território ianomâmi em Roraima e um registro da complexidade do problema, cada vez mais distante de uma solução. O trabalho integra uma série de reportagens e publicações do jornal O GLOBO que revelou como opera o garimpo ilegal na maior terra indígena brasileira.

https://oglobo.globo.com/brasil/miseria-dourada-garimpo-ilegal-em-terra…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.