VOLTAR

Minstério Público Federal em Rondônia abre inquérito contra nova localização de Jirau

Canal Energia - www.canalenergia.com.br
26 de Jun de 2008

O Ministério Público Federal em Rondônia pretende acompanhar a fiscalizar o processo de concessão da hidrelétrica de Jirau (RO, 3.300 MW), em especial o novo arranjo proposto pela sociedade de propósito específico Energia Sustentável do Brasil, vencedora do leilão da usina. O MPF-RO abriu inquérito civil sobre o tema.

Segundo o MPF-RO, a licença prévia concedida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis considerava a construção do empreendimento na cachoeira do Jirau e não na cachoeira do Caldeirão do Inferno, que resulta num deslocamento de nove quilômetros em direção a Porto Velho.

Na visão do MPF-RO, o novo arranjo pode gerar conseqüências danosas ao meio ambiente e não está prevista na resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Ainda de acordo com o Ministério Público, a área de influência dos impactos sofrerá alterações que não foram avaliadas pelos estudos ambientais nem debatidas nas audiências públicas que foram realizadas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.