VOLTAR

Ministro percorre MT durante 3 dias

Diário de Cuiabá - www.diariodecuiaba.com.br
25 de Jul de 2008

Mangabeira Unger, da pasta de Assuntos Estratégicos, faz uma série de visitas para conhecer a realidade do interior de Mato Grosso

O ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, integra a partir de hoje a comitiva do governador Blairo Maggi (PR) numa viagem de três dias pelo interior de Mato Grosso. Até domingo, Unger, que faz a terceira visita ao Estado só este ano, percorre os municípios da Baixada Cuiabana, das regiões médio norte e norte, para conhecer projetos de manejo florestal e assentamentos, entre outras propostas de desenvolvimento sustentável.

O foco da viagem do ministro, responsável pelo Programa Amazônia Sustentável (PAS) do governo federal, é fazer diagnóstico das ações desenvolvidas para conter o desmatamento aliadas às atividades do agronegócio e do ramo madeireiro.

In loco, o ministro poderá constatar as práticas de desenvolvimento sustentável alternativo e da situação das cidades, especialmente localizadas no norte, nas quais são registrados os maiores índices de queimadas. O ministro e Maggi farão um sobrevôo no Colniza, recordista em desmatamento.

Hoje pela manhã, a comitiva percorre o município de Acorizal para visitar o aviário da estação experimental da Empaer e em seguida segue Rosário Oeste, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop. Em Rosário Oeste e Nova Mutum serão visitadas obras de pavimentação da MT-010 e MT-249, respectivamente, além de visitar a indústria Perdigão, nesta última cidade.

Em Lucas do Rio Verde, Unger vai se reunir com produtores rurais para discutir o programa Lucas Legal, que trata da recuperação de créditos florestais. Em Sinop e Sorriso estão agendadas reuniões com produtores rurais e líderes locais.

No sábado, em Juruena, o ministro visita o assentamento de extrativismo e agricultura familiar do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Também em Cotriguaçu, Unger conhecerá a fazenda de manejo florestal Artemium Richer.

No domingo, ele vai conhecer a aldeia indígena Utiariti, no município de Sapezal. Pela programação do governo do Estado, este será o último compromisso do ministro em Mato Grosso.

Por conta da extensão territorial dos municípios que serão percorridos, os trechos mais longos serão feitos de aeronaves. Apenas nas cidades mais próximas o deslocamento será de carro. O retorno do ministro a Brasília está previsto para o domingo, após um almoço com Maggi no município de Sapezal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.