VOLTAR

Ministro inaugura nova estrutura na Reserva Ducke

Inpa - www.inpa.gov.br
Autor: Daniel Jordano
07 de Dez de 2010

O ministro Sergio Rezende e o diretor do Inpa, Adalberto Val, inauguraram no início da tarde desta terça-feira (7) a estrada que dá acesso a Reserva Ducke. O evento fez parte da série de inaugurações das novas estruturas dos Instituto.

Ainda durante a cerimônia, Sergio Rezende e Adalberto Val assinaram declaração conjunta de intenções de reconhecimento da reserva florestal Adolpho Ducke como um patrimônio natural de alta relevância para a pesquisa científica.

No local, foram apresentados ainda dados sobre as pesquisas que o Inpa realiza sobre malária e também estudos com as frutas da região como o Cubiu, Camu-camu e produtos gerados após estudos com a farinha de Pupunha.

Para o vice-diretor do Inpa, Wanderli Tadei, a visita do Ministro às instalações do Inpa em Manaus serve para conhecer as ações e projetos do Instituto. "O ministro teve aqui, nessa visita, uma visão geral das ações e projetos do Instituto em loco", disse.

Sobre a Reserva Ducke

A Reserva Ducke, localizada no Km 26 da rodovia AM-010, serve como suporte para todos os segmentos das pesquisas do Inpa e de outras instituições nacionais e internacionais. A área tem 10.072 hectares e foi cedida ao Inpa em 1962, e também abriga o Jardim Botânico Adolpho Ducke, localizado no bairro Cidade de Deus, Zona Leste de Manaus.

O nome dado a reserva é uma homenagem ao cientista Walter Adolpho Ducke. Nascido na cidade de Trieste na Itália em 1876, Adolpho Ducke teve papel fundamental para botânica brasileira com a identificação e catalogação de espécies além de fazer biogeografia da floresta Amazônica.

http://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=1803

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.