VOLTAR

Ministro dispara contra grupo indígena: 'Quem roubou o Brasil foram vocês'

O São Gonçalo https://www.osaogoncalo.com.br
Autor: Karolina Mello
25 de Jul de 2019

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, discutiu com um grupo de jovens indígenas em uma praça em Alter do Chão, distrito administrativo do município de Santarém, no Pará, onde ele passa férias, na noite de segunda-feira (22).

O ministro foi abordado por ativistas do Engajamundo, uma organização não governamental, sem fins lucrativos e apartidária. O grupo entregou a ele uma kafta, referência irônica ao episódio no qual ele errou a pronúncia do sobrenome do escritor Franz Kafka, chamando-o pelo nome da iguaria árabe "kafta", durante uma audiência na comissão de educação do Senado, em 07 de maio. O grupo também mostrou um cartaz contra o corte de verbas em universidades.

Weintraub reagiu. Pegou o microfone de músicos que faziam uma apresentação no local e disse que estava de férias com a família. Depois, disparou críticas contra o PT. Ele foi vaiado por pessoas que também estavam jantando no local. Um vídeo que mostra toda a confusão está circulando nas redes sociais.

No vídeo, o ministro, já com o microfone na mão, diz que não é petista e que não tem ficha na polícia. Em seguida, chama os índios de "petistas calhordas" e dispara: "quem roubou o Brasil foram vocês". Adiante, Weintraub volta a citar o partidos dos trabalhadores, "não sou figura pública, parei minha vida pra limpar a bagunça do PT". Ao fundo, algumas pessoas gritam "Lula Livre".

Em determinado momento, uma das manifestantes pega outro microfone e inicia uma fala. A jovem e o ministro falam ao mesmo tempo. Ela afirma que foi a primeira mulher indígena a se formar em Direito no Brasil e que entrou na universidade por uma política de inclusão social, criticando o corte de bolsas.

A confusão se torna generalizada e algumas pessoas presentes tentam a todo momento convencer o ministro a abandonar a discussão. Até mesmo a esposa do ministro, Daniela B. Weintraub, discutiu fervorosamente com os manifestantes indígenas.

Ao fim do vídeo, de aproximadamente 12 minutos, o ministro Abraham Weintraub é convencido a largar o microfone e vai embora sob vaias.

https://www.osaogoncalo.com.br/politica/60913/ministro-dispara-contra-g…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.