VOLTAR

Ministro da Saúde é aguardado pelos índios no Vale do Javari

A Crítica (AM) - http://acritica.uol.com.br/
Autor: Elaíze Farias
12 de Jan de 2011

O ministro da saúde Alexandre Padilha, que visita Manaus nesta quinta-feira (dia 13), é esperado pelos indígenas do Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte (a 1.136 quilômetros de Manaus), no próximo mês de março para participar da implantação do plano de trabalho naquela região.

Segundo Clóvis Rufino, da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Civaja), a presença de Padilha foi confirmada por ele próprio e pelo titular da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Antônio Alves. "Estamos articulando essa visita e ansiosos pela presença dele. Queremos que o planejando seja discutido com o ministro", disse Rufino. A Sesai, órgão criado ano passado, substituiu a Funasa no atendimento à saúde indígena do país.

Alexandre Padilha, que é médico infectologista, já foi Diretor de Saúde Indígena da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e esteve várias vezes no Vale do Javari, segundo lembrou Rufino, que aposta no conhecimento que o ministro tem sobre populações indígenas para apresentar uma solução definitiva para o problema da saúde daquela região.

No Vale do Javari vivem cerca de 4 mil indígenas das etnias marubo, kanamari, matis, kulina, maioruna, korubo e outros povos não contatados.

Em dezembro passado, vários indígenas ocuparam a sede do Distrito Especial de Saúde Indígena-Vale do JAvari (Dsei), em Atalaia do Norte, em protesto contra as indicações da Sesai.

O órgão enviou representantes a Atalaia do Norte e, segundo Clóvis Rufino, a situação começa a se normalizar, com a disposição da Sesai em dialogar.

Nesta quarta-feira (dia 12), a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde enviou comunicado aos jornais dizendo que "o esforço concentrado da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, em melhorar a situação dos índios do Vale do Javari já começa a surtir efeito".

O comunicado refere-se ao ofício enviado pelo Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) da região, no qual presidente do órgão, Jorge Marubo, parabeniza a Secretaria pelo empenho em mudar o quadro da saúde indígena da região.

Visita
A assessoria do Ministério da Saúde informa ainda que no dia 31 de dezembro do ano passado uma equipe com quatro gestores da Sesai foi enviada ao Vale do Javari. Um dos trabalhos dos gestores é fazer um levantamento das condições de saúde no local, das condições em que os profissionais de saúde trabalham e das condições do saneamento ambiental da região onde vivem os povos indígenas.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus_0_40735939…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.