VOLTAR

Ministro da Justiça começa hoje debates sobre demarcação da Raposa/Serra do Sol

Brasil Norte-Boa Vista-RR
10 de Jun de 2003

O ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) desembarca às 15:30 horas de hoje no Aeroporto Internacional Boa Vista. Vem com a missão de verificar de perto as questões envolvendo a demarcação da terra indígena Raposa/Serra do Sol. A expectativa é que ouça todos os seguimentos sociais, contrários e favoráveis em mantê-la em área contínua, levando informações para ajudar o presidente Lula a definir como homologará a reserva. Conforme agende oficial divulgada ontem, Márcio Thomaz Bastos vai direto para Assembléia Legislativa, onde terá uma reunião, a partir das 16 horas, com a classe política: governador Flamarion Portela (PT), prefeita Teresa Jucá (PSDB), bancada federal roraimense, deputados estaduais, vereadores e prefeitos de municípios localizados na Raposa/Serra do Sol.

A previsão é de que o debate se estenda até às 19 horas. Em seguida, a comitiva ministerial janta no Palácio Senador Hélio Campos. Amanhã, às 7:30 horas, o ministro viaja em helicóptero da FAB (Força Aérea Brasileira) para a Raposa/Serra do Sol. Fará sobrevôo sobre o Surumu, Água Fria, serra Pacaraima e lavouras de arroz antes de descer na sede de Uiramutã, por volta das 9 horas. Ao meio dia segue para o Maturuca, com sobrevôo sobre o Socó. Dormirá no 6o PEF do Exército.

Cotingo
Na quinta-feira, Marcio Thomaz Bastos deixa a Raposa/Serra do Sol às 7:30 horas com destino às comunidades indígenas Contão e Raposa, devendo sobrevoar o Mutum, balsas de garimpo no rio Maú e lavouras de arroz no baixo Cotingo. O ministro retorna a Boa Vista no final da manhã. A previsão é de que almoce com índios Ianomami e líderes de organizações indigenistas, na Casa Paulo VI, da Igreja Católica.

Audiência
Às 15 horas, a comitiva se reúne com o conselho da seccional local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O encontro deve durar 30 minutos e segue-se de audiência pública promovida pela entidade, no Palácio da Cultura. O ministro embarca para Brasília no vôo da Varig, na madrugada de sexta-feira. Ainda não há informação oficial se Márcio Thomaz Bastos dará aqui a posição definitiva do Governo Federal

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.