VOLTAR

Ministro critica grupo técnico que elaborou laudo antropológico

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=58232
19 de Mar de 2009

Durante a leitura de seu voto no julgamento da questão Raposa Serra do Sol, o ministro Marco Aurélio de Mello citou a recente tomada da sede da Funai (Fundação Nacional do Índio), em Roraima, por entidades ligadas ao Sodiurr (Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima), como forma de protesto pela retirada dos não-índios da terra indígena Raposa Serra do Sol.

O ministrou citou ainda o fato de as instituições Federais não terem ouvido a parte contraria a homologação da terra indígena em área continua. O recente episodio em Roraima serviu de subsidio para o ministro questionar seus pares quanto às verdadeiras intenções sob o pretexto da preservação da tradicionalidade das comunidades indígenas.

Na segunda parte da defesa de seu voto, Marco Aurélio, bateu na tecla fragilidade do laudo antropológico que serviu de base para defesa da retirada dos não índios da região. "Chamo a atenção para o fato de pessoas sem nível técnico necessário comporem o Grupo Técnico que ajudaria a elaborar o laudo que é base para questão", observou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.