VOLTAR

Ministro cede à pressão dos indígenas

Folha Web - http://www.folhabv.com.br/
Autor: Marilena Freitas
18 de Jun de 2011

A pressão feita pelas etnias Yanomami e Yekuana começa a trazer o resultado esperado para os indígenas. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nomeou a servidora Joana Claudete das Mercês Schuertz para exercer o cargo de chefe de Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami e Yekuana (DSEI-Y), conforme a portaria 1.056 do dia 11 de junho de 2011, publicada ontem (16.06) no Diário Oficial da União (DOU).

O coordenador de Saúde da Hutukara Associação Yanomami (HAY), Dário Vitório Kopenawa Yanomami, afirmou que a luta não acaba com esse ato. Ressaltou que o DSEI-Y necessita de autonomia para gerir e administrar os recursos sem interferência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

"Queremos do Ministro da Saúde as condições financeiras e materiais para que o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami e Yekuana, de fato, funcione coordenando as atividades de saúde e possibilitando a melhoria nas condições de saúde do povo indígena Yanomami e Yekuana", disse.

Dário divulgou ontem para os 37 polos-base, por meio da radiofonia, a nomeação de Claudete. "Todos ficaram contentes", disse. Indagado qual será o próximo passo, já que existem outros assuntos na pauta de reivindicação que precisam ser resolvidos, ele respondeu que agora os índios vão se organizar para planejar as ações que serão desenvolvidas no âmbito da saúde em parceria com a nova chefe.

Perguntado se haveria festa para comemorar essa vitória, Dário disse que provavelmente a festa da vitória começará na Assembleia Geral dos Yekuanas, que será realizada no período de 28 de junho a 4 de julho, em Auaris.

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=110888

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.