VOLTAR

Ministro Aldo Rebelo discute Mundial Indígena com Comitê Intertribal

Ministério do Esporte - http://www.esporte.gov.br
Autor: Carla Belizária
11 de Dez de 2013

O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recebeu nesta quarta-feira (11.12), em seu gabinete em Brasília, a visita das lideranças indígenas e irmãos Marcos e Carlos Terena, ambos diretores do Comitê Intertribal, entidade idealizadora dos Jogos dos Povos Indígenas. "Viemos entregar um ofício de agradecimento pela realização da 12ª edição dos Jogos Indígenas, em Cuiabá, e conversar com o ministro sobre o andamento do projeto de realização da primeira edição do Mundial Indígena - 2015, em território brasileiro", informou Marcos Terena.

Aldo Rebelo parabenizou os líderes pela realização do evento, patrocinado pelo Ministério do Esporte e desenvolvido em parceria com o governo do Mato Grosso, prefeitura de Cuiabá e Universidade Federalde Mato Grosso (UFMT). Na oportunidade, eles trocaram informações sobre a repercussão dos jogos, que reuniram 1,6 mil índios de 48 etnias, em nome do esporte e da cultura tradicional. A edição de 2013 foi preparatória para o Mundial Indígena, em 2015, no Brasil, em que participarão lideranças indígenas de 16 países. Tais representantes internacionais vão formar suas delegações e as trazer para participar do maior evento intertribal do mundo. "Os jogos internacionais já são reconhecidos e apoiados por cerca de 56 países, segundo Guilfredro, liderança indígena da América do Norte", disse o coordenador-geral de Politicas Esportivas Indígenas do Ministério do Esporte, Rivelino Macuxi.

"O ministro Aldo Rebelo está consciente de que o Mundial Indígena será um episódio novo na história do Brasil. Iremos definir critérios como logística e orçamento e, por se tratar de um evento internacional, precisaremos estreitar ainda mais os laços com o Ministério das Relações Exteriores", frisou Marcos Terena.

Cinco estados brasileiros já manifestaram interesse em sediar o Mundial Indígena: Tocantins, Pará, São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. "Temos que verificar o que essas cidades podem nos oferecer como sede do Mundial Indígena, já que o forte do Brasil na agenda internacional, é a Amazônia", observou Aldo Rebelo. O encontro foi acompanhado pelo secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Cappelli.

http://www.esporte.gov.br/index.php/noticias/24-lista-noticias/45971-mi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.