VOLTAR

Ministro acompanha apreensão de gado no Pará

MMA - www.mma.gov.br
12 de Ago de 2009

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, acompanhou ontem (11), no Pará, o trabalho dos agentes do Ibama na operação Boi Pirata II na Floresta Nacional Jamanxim, situada no oeste do estado, no município de Novo Progresso. A região possui um dos maiores índices de desmatamento e de cabeças de gado criado ilegalmente dentro da área de proteção. Até o momento, foram apreendidas seis mil cabeças de gado, sendo que o número total deve atingir 15 mil. Na operação de ontem foram retiradas 1.700 cabeças que serão doadas aos programas sociais do governo federal.

Além do gado, foram ainda apreendidas 14 armas, entre fuzis e carabinas, 1.000 litros de óleo diesel, transportado dentro da Flona de modo irregular, quatro tratores, sendo dois de esteira, três caminhões e uma serraria móvel. Foram detidas 17 pessoas e lavrados 27 autos de infração, que geraram multas de R$ 23,86 milhões.

De acordo com o ministro, quem não tirar seus rebanhos da Flona, o mais rápido possível, perderá o gado. Ele disse que quem entrou em terra que não era sua terá que retirar o gado imediatamente. Disse também que todas as fazendas serão multadas, pois é crime ocupar áreas da União, "isso dá cadeia", alertou o ministro.

O ministro Carlos Minc considerou a operação um sucesso e informou que se formou o maior engarrafamento de boi pirata na BR-163.

Como alternativa ao desmatamento e proposta de desenvolvimento sustentável na região de Novo Progresso, o ministro lembrou a Operação Arco Verde, que vem sendo desenvolvida na região com ações de vários ministérios como a regularização fundiária, o crédito agrícola, mutirão de cidadania, entre outros.

A operação, iniciada em junho, é realizada em parceria com a Polícia Militar do Estado do Pará, com o apoio do Exército e dos fiscais do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O objetivo é impedir o desmatamento ilegal na Amazônia para a criação de gado. Ações desta natureza vêm sendo realizadas na região com a apreensão até o momento de mais de seis mil cabeças de gado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.