VOLTAR

Ministras chegam a Roraima para visitar Terra Yanomami

Folha BV - folhabv.com.br
10 de Jan de 2024

Sónia Guajajara e Marina Silva irão ver a situação dos indígenas no território um dia após o governo federal anunciar reforço no combate ao garimpo

As ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, desembarcaram na manhã desta quarta-feira (10) em Boa Vista rumo à Terra Indígena Yanomami para acompanhar as ações do governo federal no território.

Elas estavam em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que pousou na Base Aérea de Boa Vista e de lá, seguirão para o território, acompanhada da presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), de assessores e de servidores de outras Pastas do governo federal, como a Casa Civil.

A comitiva deve visitar comunidades em Auaris pela manhã e depois sobrevoar as áreas de Homoxi, Tirei e Hewetew. A previsão é que retornem para Boa Vista à noite e sigam para Brasília.

As ministras chegam ao estado um dia após o governo federal convocar uma reunião ministerial para anunciar que irá reforçar o combate ao garimpo no território. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o governo federal prepara "novas ações ainda mais sérias" contra os garimpeiros que insistem em invadir a Terra Indígena Yanomami. No encontro, foram discutidos ainda a situação dos indígenas da etnia e discutir o que será feito de forma permanente "para vencer essa guerra contra o garimpo ilegal, o vandalismo, contra os agressores do meio ambiente e o crime organizado".

Ainda na terça-feira (9), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou o montante de R$ 1,2 bilhão em investimentos para 2024 com a intenção de garantir a segurança e proteção permanente dos indígenas da Terra Yanomami, em Roraima. O anúncio de ações que visam combater o garimpo ilegal foi feito após reunião interministerial no Palácio do Planalto, em meio à nova etapa da Crise Yanomami.

O governo federal criará, no território, a "Casa de Governo", formada por vários órgãos federais como Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e ministérios, incluindo dos Povos Indígenas, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, dos Direitos Humanos e da Educação, além das polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).

https://www.folhabv.com.br/cotidiano/ministras-chegam-a-roraima-para-vi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.