VOLTAR

Ministra Marina Silva visita as áreas afetadas pelas queimadas

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
Autor: LUIZ VALÉRIO
17 de Mar de 2003

Definir estratégias para combater e controlar os focos de incêndio que se espalham pelo Estado, foi o objetivo da reunião do Comitê Emergencial de Combate aos Incêndios em Roraima, realizada ontem à tarde, na sede da 1ª Brigada de Infantaria de Selva. Na reunião foi anunciada para hoje a visita da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PT) a Roraima. Seu desembarque no Aeroporto Internacional de Boa Vista estava sendo aguardado para as primeiras horas.

A reunião contou com a participação de todos os integrantes do Comitê, inclusive de representantes do governo Federal. Foram traçadas metas que servirão de base para o combate às queimadas, muitas delas serão iniciadas hoje durante a visita da ministra Marina Silva.

O governador Flamarion Portela (PSL) esteve presente à reunião, que também contou com a participação da secretária do Ministério do Meio Ambiente para a Amazônia, Mary Alegretti, o secretário nacional da Defesa Civil, coronel Wilson Pereira da Silva, e o presidente do Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, Marcus Barros.

Também participaram das discussões autoridades locais que integram o Comitê. Durante o encontro foi realizado um levantamento minucioso de todas as ações desenvolvidas até agora.

AGENDA - Na agenda divulgada para imprensa, a ministra Marina iniciará o dia com uma visita à 1ª Brigada de Infantaria de Selva, juntamente com o governador Flamarion Portela. Estar previsto para as 6h30 um sobrevôo nas áreas afetadas pelas queimadas, inclusive uma visita à reserva yanomami.

A comitiva da ministra Marina Silva, ira pousar na região do Apiaú onde a situação é a mais crítica. Segue depois para o município de Pacaraima, onde se encontra com brigadistas que estão atuando na região de São Marcos. O retorno a Boa Vista está previsto para o meio dia, para almoço na residência oficial.

Para as 14h30, está marcada uma entrevista coletiva à imprensa, na sala de reuniões do Palácio Senador Hélio Campos. Às 15h30, será realizada uma reunião de avaliação técnica e estratégica com o governador Flamarion Portela e o comando geral das operações, na 1ª Brigada de Infantaria de Selva.

Em seguida a ministra Marina Silva terá um encontro com lideranças indígenas na sede do Conselho Indígena de Roraima (CIR). O encerramento da sua visita deve ocorrer com uma reunião com o Comitê de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais de Roraima, no palácio do governo. Logo após ela retorna a Brasília.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.