VOLTAR

Ministério recebe atingidos por barragens

MMA - http://www.mma.gov.br
Autor: Renata Meliga
18 de Nov de 2016

Ministro substituto Marcelo Cruz afirma que postura da pasta será bastante proativa em relação à pauta apresentada pelo movimento.

Representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participaram, nesta sexta-feira (18/11), de reunião com o ministro substituto do Meio Ambiente, Marcelo Cruz. Na pauta, quatro reivindicações do movimento, em áreas distintas: energia alternativa, educação ambiental, diminuição de impactos socioeconômicos e ambientais em comunidades próximas às hidrelétricas e um maior diálogo por parte do governo com a comunidade atingida pelo desastre em Mariana (MG), em novembro do ano passado.

Veja fotos da reunião

"Foi de extrema importância recebê-los para podermos ouvir essas demandas", declarou o Marcelo Cruz. Segundo ele, a pauta levantada pelo MAB é importante, bem estruturada e, no que cabe à atuação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), boa parte já estava em andamento. "O que não estava, vamos iniciar um processo de negociação e acordos, e faremos o possível para atendê-los", informou o ministro substituto.

A representante do MAB Judite da Rocha explicou que o objetivo da reunião foi promover uma abertura de diálogo com o MMA. Ela apresentou dois pontos em que acredita na possibilidade de uma parceria com o Ministério. "O primeiro seria um projeto de energia alternativa. Além de ser uma outra forma de se produzir energia, não tem tanto impacto ao meio ambiente, nas comunidades e nas famílias. O outro ponto seria a gente fazer um trabalho na área de educação ambiental. Acreditamos que seria uma boa contribuição, diante do que já vivenciamos. Já temos projetos e experiências. A proposta é que a partir disso possamos fazer um trabalho com as famílias e escolas", explicou Judite.

Marcelo Cruz reiterou que a pauta que o movimento apresentou foi bastante positiva. "A postura que teremos será bastante proativa, visando ao atendimento de boa parte das sugestões. Ao que cabe ao MMA, daremos andamento a esses problemas levantados na reunião de hoje", destacou.

http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.